A BML- Banda Musical de Lousada é uma associação com autonomia administrativa e financeira, instituída por escritura pública a 13 de julho do ano de 2012. A necessidade de criação desta associação surgiu após a deserção da totalidade dos executantes pertencentes à anterior Banda da Associação de Cultura Musical de Lousada que, por sua vez, era uma secção pertencente à ACML- Associação de Cultura Musical de Lousada.
Pelo importante trabalho realizado e o mérito que obtiveram, salientamos as personalidades que tanto contribuíram para o incremento da cultura musical em Lousada e, inerentemente, para a existência da nossa Banda. Destacamos: Joaquim Carneiro da Silva- fundador da Banda Musical de Lousada (1855); os regentes Serafim Nunes Chamusca, Joaquim da Costa Chicória, Luiz Lourenço Pestana, José Francisco Biscaia, Salvador Vieira Fernandes e Alberto dos Santos Vieira; e as famílias Nunes Chamusca, Fernandes e Carvalheiras, onde se inclui o sr. Paulo Afonso da Cunha.
No ano de 2012 a BML- Banda Musical de Lousada, encabeçada pelo Presidente Luís Miguel Bessa, prosseguiu a sua atividade como principal banda do concelho, apresentando-se com a excelência e o primor habitual nas mais importantes festas religiosas e romarias do nosso país.
Em 2017, participou no IV Festival Internacional
de Bandas Filarmónicas em Monção.
Em 2018, participou no V Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.
Em 2019, a BML-Banda Musical de Lousada mudou de Direção, sendo Artur Meireles de Sousa o Presidente da Associação até outubro de 2021. Após a realização da eleições dos corpos sociais a direção anterior voltou a ser eleita com alteração do presidente, sendo o Sr. José Alberto dos Santos Ferreira até à atualidade. Apesar do surgimento desta nova Direção, os objetivos mantêm-se os mesmos, entre os quais realçar a BML- Banda Musical de Lousada como uma das mais importantes bandas do nosso país contribuindo para a valorização e divulgação da cultura musical na nossa região.
Em 2021, após a forçada paragem de atividades devido à pandemia que se fez sentir mundialmente. A Banda Musical de Lousada iniciou a sua atividade após Covid19 com a participação no VII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.
A Direção Artística contamos com a experiência e rigor do maestro Romeu Silva, que dirigiu o grupo mais de 15 anos. A 6 de novembro de 2022 no habitual "Almoço final de época", onde estão presentes todos os músicos, sócios, patrocinadores e amigos da instituição, oficializaram a entrada no novo maestro com a passagem de testemunho do maestro Romeu Silva para o maestro Eliseu Correia.
Atualmente a BML possui 65 elementos e é essencialmente constituída por jovens músicos com pronunciado nível artístico.